Sem categoria

Contagem decrescente para o início do Campeonato do Mundo de Windsurf 2022 na Praia de Ponta Preta, Sal

Partilhar artigo
Share on facebook
Facebook
0

A praia de Ponta Preta acolhe, a partir deste domingo, 20, o Campeonato do Mundo de Windsurf – SOMWR 10x Cabo Verde PWA World Cup 2022 – colocando, uma vez mais, o nosso país e a sua grande potencialidade para a prática de desportos náuticos nos mais importantes holofotes mundiais.

Cabo Verde, em especial a ilha do Sal, prepara-se para receber a primeira etapa do Campeonato do Mundo de Windsurf 2022, em menos de 5 dias

Será de 20 a 28 de fevereiro a primeira etapa do Campeonato do Mundo de Windsurf, um evento organizado pela PWA –  Professional Windsurfers Association e co organizado pelo Governo de Cabo Verde, através do Instituto do Turismo de Cabo Verde, ITCV, contando com o apoio de várias empresas, do setor privado e do sector empresarial publico, bem assim da própria PWA, que garantem o suporte a esta edição do evento que já conta com inúmeros patrocinadores internacionais.

Na página oficial da PWA www.pwaworldtour.com, os organizadores não pouparam elogios às condições naturais excelentes para a prática do windsurf do nosso arquipélago. A associação mundial de windsurf enaltece o perfeito swell do Atlântico e ventos offshore laterais de Cabo Verde que, nas suas palavras, oferece com os seus picos de classe mundial algumas das mais puras condições de surf em qualquer lugar do planeta.

Foi em 2007 que o campeonato do Mundo de Windsurf  passou, pela primeira vez, pelas ilhas de Cabo Verde e, nessa altura, Ponta Preta trouxe algumas das maiores ondas já vistas na  PWA World Cup. 15 anos depois desse espetacular evento inaugural, todos os olhos estarão postos novamente no arquipélago sendo esperadas condições igualmente mágicas este ano.

Apesar do evento ter sido anunciado com pouca antecedência, muito devido às incertezas inerentes à atual situação sanitária vivida a nível mundial, o certo é que dezenas de atletas internacionais, alguns dos melhores do Mundo responderam prontamente à chamada e já se encontram a treinar na ilha do Sal há algumas semanas, como é o caso do tricampeão mundial, Victor Fernandez, natural de Espanha.

O campeonato que terá apenas a participação de atletas masculinos já conta com uma extensa lista de inscritos onde se destacam também os campeões, Thomas Traversa, da França, Philip Köster, da Alemanha e Marcílio Browne, do Brasil.

Entre os 32 atletas mundiais inscritos destaca-se ainda o lendário Josh Angulo que foi duas vezes campeão mundial de windsurf e que é o grande responsável pelo título mundial que Cabo Verde detém nesta modalidade, um dos momentos altos da história dos desportos náuticos a nível nacional, ocorrido em 2009.

Apesar de não se encontrar no ativo há já alguns anos, o atleta não resistiu e vai garantir que a bandeira de Cabo Verde não fique de fora deste Campeonato do Mundo de Windsurf 2022.

Atualmente com 47 anos, Angulo será também o atleta com mais idade nas ondas de Ponta Preta, competindo ao lado de Liam Dunkerbeck, o mais novo com 18 anos de idade.

Alemanha, Espanha, França, Japão, Estados Unidos, Brasil, Venezuela, Inglaterra e Cabo Verde são alguns dos países que estarão representados nesta primeira etapa do Campeonato do Mundo de Windsurf 2022, na praia de Ponta Preta.

Das ilhas de Cabo Verde, a tour mundial leva os atletas até às ilhas Maldivas, de onde o campeonato do mundo parte para novas paragens, nomeadamente Israel, Croácia, Canárias e Japão, entre outros.

mttgov Administrator
Sorry! The Author has not filled his profile.
Partilhar artigo
Share on facebook
Facebook
0