EstratégiaTransportesTurismo

Ministro Carlos Santos representa Cabo Verde na 24.ª Assembleia Geral da OMT

Partilhar artigo
Share on facebook
Facebook
0
Carlos Santos e Zurab Pololikashvili num encontro de trabalho realizado em Madrid, Espanha
O Ministro do Turismo e Transportes, Carlos Santos, encontra-se em Espanha a fim de representar o Governo de Cabo Verde na 24.ª Reunião da Assembleia Geral da Organização Mundial do Turismo (OMT), evento que reúne, de 30 de novembro a 03 de dezembro, na capital espanhola de Madrid, ministros do Turismo de todos os países Estados-membros desta organização especializada das Nações Unidas.  Cabo Verde viu renovado o seu mandato para os próximos quatro anos no Conselho Executivo da OMT, durante a 64.ª Reunião da CAF, realizada na ilha do Sal no início do mês de setembro, em cujo exercício está desde 2018. A confirmação da reeleição para um segundo mandato consecutivo do nosso País acontece no âmbito da 24.ª Assembleia Geral da OMT em Madrid. Com isso, participa das discussões e da definição dos planos de recuperação e retoma do turismo mundial liderando a agenda na região da África até 2025. Isto é reconhecimento às políticas adotadas pelo Governo de Cabo Verde em relação ao setor do turismo para reduzir os efeitos da Covid-19. Além de Cabo Verde, África será representada no Conselho Executivo por Marrocos, Zâmbia, África do Sul e Moçambique. Assembleia Geral da OMT para analisar o futuro do turismo no contexto da Covid-19 A capital de Madrid em Espanha, vai ser, durante quatro dias, o palco mundial do turismo. Mais de 500 delegados de todo o mundo, incluindo Ministros do Turismo dos Estados-membros da OMT, organizações internacionais, assim como representantes do sector privado e da sociedade civil, participarão na reunião deste Órgão supremo desta agência especializada das Nações Unidas, para analisar o futuro de um setor estratégico para muitos países em desenvolvimento e não só, no contexto da pandemia, numa altura em que a ideia é que o turismo seja mais inclusivo e sustentável. A Reunião da 24.ª Assembleia da OMT vai também focar na planificação de um futuro para que setor do turismo desenvolva o seu potencial único como pilar de crescimento inclusivo e oportunidades para todos durante a qual serão anunciados os vencedores da primeira edição da iniciativa da OMT “Best Tourism Villages by UNWTO” (Melhores aldeias turísticas eleitos pela  OMT), reconhecendo os melhores exemplos de destinos rurais que adotam o turismo como um pilar de crescimento e oportunidades. “Inovação, educação e desenvolvimento rural” De acordo com a agenda prioritária e fundamental da OMT, a Assembleia Geral escolheu um tema para discussão e debate que é a construção do futuro, com base na inovação, educação e turismo para o desenvolvimento rural e, ao mesmo tempo, que lança a sua nova iniciativa relacionada com ‘Futuros digitais para as Pymes’, um programa desenhado para ajudar as pequenas empresas turísticas a aproveitar os benefícios da inovação.
A 24.ª Assembleia Geral escolheu um tema para discussão e debate que é a construção do futuro, com base na inovação, educação e turismo para o desenvolvimento rural.
O Secretario Geral da OMT, Zurab Pololikashvili, candidato nomeado para a sua própria reeleição, vai apresentar o seu relatório aos Estados-membros sobre a implementação do Programa de Trabalho e descrever como é que a OMT liderou a resposta do turismo mundial para fazer frente à crise sem precedentes causada pela Covid-19. O relatório de Pololikashvili também irá estabelecer planos para um futuro mais inclusivo e resiliente, incluindo a revisão da Agenda 2030 da OMT para África e o primeiro Código Internacional para a Proteção dos Turistas, desenhado para restaurar a confiança dos viajantes. A agenda da 24.ª Assembleia da OMT, para além da eleição de 1/3 dos membros do Conselho Executivo para os próximos quatro anos, elegerá ainda o Comité Mundial da Ética do Turismo, e pedirá aos Estados-Membros que confirmem a nomeação do Secretario Geral Pololikashvili para um segundo mandato, seguindo a recomendação do Conselho Executivo da OMT realizado no princípio deste ano. De igual modo, os Membros irão a votos sobre o tema das celebrações do Dia Mundial do Turismo para 2022 e 2023, e o País anfitrião que deverá acolher a 25ª Assembleia Geral de 2023.
Partilhar artigo
Share on facebook
Facebook
0