Programa institucional e várias iniciativas assinalam Dia Mundial do Turismo em Cabo Verde

  • Post by:
  • 24/09/21
  • Comments off
Partilhar
Share on Facebook
Facebook
0

Assinala-se na próxima segunda-feira, 27 de setembro, o Dia Mundial do Turismo, este ano com o lema: “Turismo para o Crescimento Inclusivo”. A efeméride, comemorada todos os anos, um pouco por todo o mundo desde 1980, é liderada pela Organização Mundial do Turismo (OMT). Cabo Verde tem agendado várias iniciativas e programas institucionais destinados a assinalar a data, visando sensibilizar e consciencializar as comunidades sobre a importância do turismo no desenvolvimento do país e mostrar como é que o setor pode contribuir para alcançar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

As comemorações do Dia Mundial do Turismo este ano tem como lema Turismo para o Crescimento Inclusivo

A atividade central do Dia Mundial do Turismo, a ser presidida pelo Ministro do Turismo e Transportes, Carlos Santos, decorre de 26 a 27 de setembro, no Município de Tarrafal de Santiago, onde, para além de discutir questões relacionadas com “Politicas Publicas e Cooperação Internacional para o Turismo”, inclui a apresentação de temas sobre caracterização das potencialidades turísticas da ilha de Santiago (Master Plan) e a proposta relativa ao Plano Operacional do Turismo.

Neste sentido, são chamados os mais diversos intervenientes e instituições do setor público e privado a celebrar e a interagir de forma que ninguém seja deixado para trás, sobretudo numa altura em que o mundo começa a pensar na retoma turística e a olhar novamente para o futuro do sector pós pandemia da Covid 19.

Entre outras atividades previstas, o programa abrange ainda uma visita guiada às obras de investimentos turísticos em curso no município do Tarrafal. Neste Dia Mundial do Turismo, com motes no investimento e a promoção do setor do turismo, será assinado um protocolo entre o Instituto do Turismo de Cabo Verde (ITCV), a Entidade Reguladora Independente da Saúde (ERIS) e o Instituto de Gestão da Qualidade e da Propriedade Intelectual (IGQPI), com um apelo sobre a importância que o setor representa a nível internacional bem como o seu inegável contributo para o presente e o futuro da economia dos países.

Entrega de certificados de formação aos formandos das Agências de Viagens, consta de entre tantas atividades programadas para comemorar o dia.

Dia para promover consciência sobre o valor do turismo

As celebrações do Dia Mundial do Turismo acontecem todos os anos desde 1880. O 27 de setembro, foi instituído pela Organização Mundial do Turismo por ser a data em que, no ano de 1970, entraram em vigor as diretivas que são consideradas como mais marcantes para o turismo internacional. Este ano, o sector assinala a data no meio de uma dramática redução do número de turistas internacionais em decorrência da pandemia de COVID-19.

O Dia Mundial do Turismo apela para a necessidade de promover a tomada de consciência sobre o valor social, cultural, político e económico do turismo e a contribuição desta atividade para serem alcançados os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Com a eclosão da pandemia da COVID-19 o setor sentiu-se fortemente penalizado, com um enorme impacto social e económico junto das empresas e das famílias. Tanto as economias desenvolvidas como as em desenvolvimento foram atingidas por esta pandemia.

Sendo o Turismo, por excelência, uma indústria do futuro e uma das mais resilientes atividades económicas da atualidade, o setor poderá contribuir para impulsionar a recuperação e o crescimento. Foi, precisamente, neste enquadramento, que a Organização Mundial do Turismo (OMT) designou o Dia Mundial do Turismo 2021 centrado no “Turismo para um crescimento inclusivo”.

A OMT, enquanto agência especializada das Nações Unidas para o turismo responsável e sustentável, está a orientar o setor no sentido de uma recuperação e crescimento inclusivo com vista a garantir que todos tenham uma palavra a dizer – incluindo assim, as comunidades locais e as minorias, combatendo a pobreza, promovendo a igualdade de género, o trabalho digno o crescimento económico, bem como reduzir as desigualdades. 

Categories: Sem categoria