Jorge Carlos Fonseca preside cerimónia de abertura da 64ª CAF

  • Post by:
  • 19/08/21
  • Comments off
Partilhar
Share on Facebook
Facebook
0

A Presidência da República já confirmou presença de Jorge Carlos Fonseca para presidir a cerimónia de abertura da 64.ª Reunião da Comissão Regional Africana da Organização Mundial do Turismo (OMT), evento que vai decorrer, de 2 a 4 de setembro, em Santa Maria, ilha do Sal, sob a égide do Governo de Cabo Verde e da OMT.

A 64.ª CAF, que terá a cidade turística de Santa Maria como anfitriã, deverá eleger o novo presidente e vice-presidente desta Comissão Regional da OMT, bem como os seus representantes para os diversos órgãos estatuários e subsidiários da organização.

Cabo Verde que é membro do Conselho Executivo e ocupa o cargo de Vice-Presidente da Assembleia Geral da OMT, deverá concorrer a mais um mandato desse órgão executivo da organização.

O programa de três dias da realização da 64.ª CAF e da 2ª edição do Fórum Mundial sobre o Investimento Turístico em África (FMITA), deverá ser marcado pela realização de uma série de iniciativas, em torno de importante instrumento de cooperação entre Cabo Verde e os países africanos membros da OMT.

De destacar a publicação de um catálogo de projetos do turismo de países africanos e possíveis missões empresariais de países interessados, no quadro da cooperação bilateral com Cabo Verde, bem como, a assinatura de memorando de entendimento entre Cabo Verde e a OMT e protocolos de cooperação com alguns países amigos e parceiros.

Para os três dias dos dois eventos (64.ª CAF e 2.ª edição do FMITA) prevê-se a chegada ao nosso país de um total de 150 a 200 participantes nacionais e estrangeiros, nomeadamente Ministros Africanos do Turismo, altos representantes do Secretariado da OMT, incluindo o Secretário Geral, a Diretora Regional da CAF e seu Adjunto, Representantes de organismos nacionais e internacionais africanos e não só do setor do turismo. Para além disso estão previstos dois Workshops de Formação e Capacitação: Inovação e Marketing Digital: Motores da Inovação e Análise de Dados para Acelerar o Crescimento do Turismo; e Oportunidades de Investimentos para Negócios em África.

Membros do Corpo Diplomático residentes em Cabo Verde e representantes de instituições financeiras e investidores nacionais e internacionais também participarão dos eventos, altos dirigentes dos setores público e privado ligados ao turismo, e ainda promotores e operadores turísticos nacionais e internacionais.

A CAF tem como missão, para além de apoiar os estados-membros da OMT no desenvolvimento da indústria do Turismo, enquanto órgão subsidiário da Assembleia Geral (AG) da Organização Mundial do Turismo, mas também de apoiar e ajudar os estados-membros da OMT e outras partes interessadas da região nos seus esforços para desenvolver a indústria de turismo, como um catalisador para o desenvolvimento económico e social sustentável, garantindo que os membros beneficiem plenamente dos serviços da organização.

De entre os seus objetivos, para além de assegurar a implementação do Programa Geral da OMT na região, a CAF funciona como o canal de comunicação direto da organização na região, através do qual as preocupações e necessidades locais, nacionais e regionais possam ser comunicadas com o Secretariado.

Categories: Sem categoria