Cabo Verde acolhe, pela primeira vez, a Reunião da Comissão Regional da Organização Mundial do Turismo para a África

  • Post by:
  • 19/08/21
  • Comments off
Partilhar
Share on Facebook
Facebook
0

O arquipélago de Cabo Verde foi eleito pela Organização Mundial do Turismo (OMT) como o país anfitrião da 64.ª edição da Reunião da Comissão Regional da Organização Mundial do Turismo em África (CAF), que acontece na cidade de Santa Maria na ilha do Sal, de 02 a 04 de setembro próximos.

Paralelamente à 64.ª Reunião da CAF, o nosso país irá acolher ainda a 2.ª Edição do Fórum Mundial sobre o Investimento Turístico em África (FMITA). Estes dois grandes eventos, a 64.ª CAF e a 2.ª edição do FMITA, irão decorrer com os olhos postos no investimento do turismo em África, sobretudo numa altura em que o continente africano e os diferentes estados-membros da OMT reúnem todos os esforços com vista à aposta na inovação tecnológica como impulsionadora da recuperação do setor do Turismo, que se quer mais sustentável e inclusivo.

Cerca de duas centenas de participantes, entre ministros do turismo do continente africano, investidores e instituições financeiras internacionais, altos dirigentes e especialistas dos setores público e privado e demais stakeholders do turismo, são esperados nestes três dias de intensa atividade na cidade de Santa Maria.

Da agenda de trabalhos constam ainda a realização de dois workshops, sendo o primeiro subordinado ao tema: ‘Inovação e Marketing Digital – Motores de Inovação e de Análise para acelerar o crescimento do Turismo’.

Esta primeira oficina de capacitação irá fornecer aos participantes um quadro de transformação abrangendo metodologias de Design Thinking, como forma de reconstruir e repensar o ecossistema do turismo de Cabo Verde, a organização da sua cadeia de valor para melhor responder à nova realidade provocada pela pandemia do COVID- 19 e, impulsionar a criação de emprego e a recuperação económica.

Promover habilidades criativas, fornecer uma combinação de estratégias de marketing digital e ferramentas de dados para identificar as últimas tendências e movimentos na indústria do são alguns dos objetivos principais do workshop.

O segundo workshop, com o tema, “Oportunidades de Investimento para negócio turísticos em África" pretende fornecer as bases para a facilitação do investimento privado através da ação governamental, como também, um quadro abrangente e ferramentas para que os empresários e proprietários de negócios de Cabo Verde aumentem a sua capacidade de se prepararem para atrair financiamento de investidores estrangeiros para o crescimento dos seus negócios e geração de receitas qualificadas e sustentáveis.

Após ano e meio de pandemia com registo do pior ano da história do turismo, é cada vez mais assumido que o momento será de relançamento e retoma do turismo, recuperação e reconstrução das economias, especialmente as dependentes desta indústria global.

A realização destes importantes eventos no nosso país, assumem primordial importância pelo seu impacto e dimensão, uma oportunidade ímpar para Cabo Verde, país onde o turismo é considerado o motor da economia, apresentar e posicionar-se, perante África e o mundo, reivindicando e justificando a sua reeleição para um segundo mandato no Conselho Executivo da OMT, como também a assunção de um papel mais ativo e atuante no seio da CAF e da OMT.

Para ver a publicação original do artigo sobre o evento 64ª CAF, clique aqui para visitar o portal da Organização Mundial do Turismo.

Nos links a seguir poderá consultar documentos e ver outras informações sobre o evento.

Categories: Sem categoria